Projectos

Programa CLDS 3G Projeto Acrescer

 

A Santa Casa da Misericórdia de Alcanede foi convidada a participar como uma das Entidades Locais Executoras das Ações do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social Terceira Geração (CLDS 3G), Projeto Acrescer, um importante instrumento de intervenção de proximidade que pretende “que haja uma clara e objectiva atuação no desenvolvimento de medidas que promovam a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade, e de medidas de combate às situações de exclusão social, em particular à pobreza infantil que surge ligada aos agregados familiares com crianças e jovens, capacitando as suas famílias com os instrumentos necessários e adequados para uma integração social com sucesso”.

Este projecto teve o seu início a 15 de outrubro de 2015 e terá a duração de três anos, tendo como Entidade Local Coordenadora da Parceria a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM de Santarém) e como Entidades Locais Executoras das Ações para além da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém e a Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém. Na execução conta ainda com a parceria da Câmara Municipal de Santarém.

O CLDS 3G, financiado pelo Fundo Social Europeu e que viu a sua candidatura aprovada através de candidatura ao Portugal 2020, pretende encontrar respostas para diferentes problemáticas identificadas no concelho, estando organizado em três eixos de intervenção:

  • Eixo 1 – Emprego, formação e qualificação e conta com a parceria do Instituto de Emprego e Formação Profissional IP, Junta de Freguesia de Alcanede e Pernes;

  • Eixo 2 – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil;

  • Eixo 3 – Capacitação da comunidade e das instituições, onde também conta com a parceria da União de Freguesias da Cidade de Santarém.

O eixo 2 (intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil), é assumido no CLDS 3G como prioritário no território de Santarém.

Das diversas atividades que se realizarão ao longo dos três anos de duração do CLDS 3G, destacam-se algumas a decorrer na freguesia de Alcanede:

– Clube CSI (Criatividade, Sabedoria e Irreverência) Jovem, espaço lúdico e de estimulação de competências diversas, a funcionar nos períodos de interrupções letivas, sendo da maior importância a parceira com a Junta de Freguesia de Alcanede e com o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques;

– Ateliers de capacitação das famílias;

– Apoio psicoterapêutico;

– Mediação e Terapia Familiar;

– Espaço Trocas;

– Apoio a pessoas na procura ativa de emprego, através de um espaço de atendimento na Junta de Freguesia de Alcanede.