Podem ser Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, maiores de idade, que tenham ligações à freguesia de Alcanede por nascimento, residência ou laços de afetividade, gozem de boa reputação moral e social, revelem respeito pela fé católica e os seus fundamentos e se comprometam ao cumprimento dos deveres que lhe incumbem como Irmãos, entre os quais o do pagamento de uma quota.
A admissão de Irmãos é deliberada pela Mesa Administrativa, mediante a apreciação de proposta assinada por dois Irmãos e pelo candidato a Irmão, e pela confirmação de que o mesmo reúne as condições legais e compromissórias.
Os Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede têm direito a eleger e a ser eleitos para os Órgãos Sociais, desde que cumpram os seus deveres e integrem a Irmandade há pelo menos um ano.
Têm direito a ser informados sobre a atividade e gestão da Misericórdia, a visitar e a utilizar os respetivos serviços sociais (com observância dos regulamentos em vigor) e a ser sufragados, após a morte, com os atos religiosos estatutariamente previstos.
São deveres de todo o Irmão honrar, defender e proteger a SCMA em todas as circunstâncias, procedendo com reta intenção e ao serviço da verdade e do bem comum, observar e fazer observar as normas e regulamentos em vigor, desempenhar com zelo e dedicação as tarefas que lhe forem atribuídas.
Devem ainda colaborar no progresso e desenvolvimento da Misericórdia, promover o incremento da atividade voluntária e do número de Irmãos bem como a angariação de donativos e patrocínio das causas promovidas pela Mesa Administrativa e comparecer nos atos oficiais, solenidades e cerimónias religiosas que a Misericórdia promova.
Envie a sua proposta de admissão à Irmandade
Formulário Proposta Admissão de Irmão