Vários têm sido os projetos desenvolvidos pela SCMA ao longo dos anos. Fica aqui uma amostra do que tem sido feito nesta área:

  • 1998/99 – Ser Cidadão e Crescer em Meio Rural – coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Consistiu na elaboração de um diagnóstico social na freguesia de Alcanede, o qual esteve na base da reativação da nossa Misericórdia e consequente criação de respostas locais para colmatar os problemas sinalizados. Neste contexto, o edifício da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede passou a ser o núcleo de apoio a famílias carenciadas da nossa freguesia, possibilitando o apoio no domicílio quanto a higiene e alimentação e na ocupação dos tempos livres a crianças em idade escolar nas localidades mais isoladas. Em 2001, estavam reunidas condições para dar início às respostas sociais de Serviço de Apoio Domiciliário e de Centro de Dia
  • 2003/06 – Projecto de Luta Contra a Pobreza “Santarém Rumo ao Futuro”de apoio às carências sociais derivadas dos incêndios de 2003, nas freguesias de Abrã, Amiais de Baixo e Alcanede
  • 2003/12 – Empresa de  Inserção – com o apoio do IEFP, foi criada uma empresa de inserção e criados postos de trabalho para desempregados de longa duração, beneficiários de RSI e mães solteiras
  • Até 2007 – Entidade gestora de processos dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção, residentes na freguesia de Alcanede e áreas limítrofes
  • 2009 – Aquisição de duas viaturas adaptadas para o Serviço de Apoio Domiciliário, no quadro do PRODER – Desenvolvimento Rural
  • 2011/12 – também com o apoio do PRODER, investimos em sistemas de registo biométrico de assiduidade, atividades de vida diária e de som para atividades lúdicas, bem como numa viatura adaptada de 5 lugares, destinada ao transporte de utentes de Centro de Dia
  • 2015/18 – CLDS 3G / Projeto Acrescer– a SCMA foi Entidades Local Executora das Ações do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social Terceira Geração, instrumento de intervenção de proximidade, visando promover a inclusão ativa de pessoas com deficiência e incapacidade, bem como combater situações de exclusão social, tais como a pobreza infantil, capacitando as famílias com os instrumentos adequados à integração social com sucesso. Foi um projeto de parceria, coordenado pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM de Santarém) e que integrou também a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, a Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém e a Câmara Municipal
  • 2018/22 – Melhoria da eficiência energética da SCMA – A Santa Casa da Misericórdia de Alcanede pretendia, com este projeto, assegurar a promoção de respostas de qualidade aos utentes, fazendo-se dotar de equipamentos modernizados e ajustados às necessidades de funcionamento. Neste sentido, apostou no apetrechamento do edifício com a implementação de painéis fotovoltaicos e bombas de calor. Estes investimentos contribuíram para a melhoria do nível de eficiência energética e, simultaneamente, para a redução dos custos de exploração a nível energético e de gás. Projeto financiado pelo Fundo Social Europeu / Portugal 2020 (consulte os dados do financiamento aqui).
  •  
  • Movimento Re-fresh – O Projeto Prémio BPI Fundação “la Caixa” Rural teve a duração de 12 meses, tendo iniciado em março de 2022 e terminou em fevereiro de 2023. 
  • Foi financiado pelo BPI Fundação “la Caixa Rural”. 
  • Aquando da candidatura do projeto, foi proposto envolver 30 idosos das freguesias de Alcanede e Gançaria, mas foram atingidos mais de 50 beneficiários inscritos no projeto.
  • O projeto conseguiu diminuir o isolamento social, aumentar a literacia digital, através de ações de capacitação na área digital que potenciaram um maior relacionamento familiar/social, aumentar  o contacto com as redes de vizinhança e os familiares.
  • A execução do projeto decorreu em cinco aldeias distintas, em Alcanede (Santa Casa da Misericórdia de Alcanede), em Aldeia de Além, em Pé da Pedreira (Centro de Dia do Centro Social Serra do Alecrim), em Casais da Charneca e em Gançaria.
  • O projeto teve quatro atividades principais: Infoincluir que decorreu durante todo o projeto, capacitando os idosos a utilizarem as ferramentas digitais; Amigos Prováveis, em parceira com a Fábrica da Igreja Nª Sr.ª Purificação de Alcanede, envolveu os jovens da Paróquia para apadrinhar um sénior para fazer uma videochamada; Matinés temáticas online e E-tertúlias, nas quais se promoveram sessões e intercâmbios entre grupos de diferentes localidades de dança, música e discussão de temas próximos da vida quotidiana.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 2022/2023 – 100 Memórias e Estórias – O Projeto de Inovação Social iniciou em fevereiro de 2022 e terminou em junho de 2023, tendo como finalidade envolver a comunidade das freguesias de Alcanede, Fráguas e Gançaria, ativamente na criação de roteiros turísticos abrangendo mais de 130 pessoas em vulnerabilidade social – ultrapassando a meta dos 100 beneficiários.
  • Foi co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, tendo como investidores sociais: Município de Santarém, Município de Rio Maior, Junta de Freguesia de Alcanede, Junta de Freguesia de Fráguas, Junta de Freguesia de Gançaria, Conselho do Baldio de Vale da Trave, Casal d’Além, Covão dos Porcos e Vale de Mar, Conselho dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira e Grupo Ferrar.
  • Durante um ano e meio os técnicos angariaram beneficiários e desenvolveram oficinas das mais variadas áreas, desde o teatro às TIC, passando pela costura e  escrita criativa e o restauro de objetos e espaços antigos. O que permitiu representar, registar e digitalizar o património material e imaterial, dessas aldeias.
  • No final do projeto foram apresentadas 8 rotas turísticas agrupadas no denominado “Roteiro Origens”, em Aldeia da Ribeira (Entre Portas e Conversas), Pé da Pedreira (Da Pedra à Tradição), Fráguas (Sons da Terra), Vale da Trave (Saberes e Sabores do Vale),  Alcanede (Estórias à Janela), Mata do Rei (A minha infância conta Estórias), Valverde (A natureza entre nós).
  •  
  • 2025 até à atualidade Universidade Cultural de Alcanede é uma instituição de ensino criada a pensar na comunidade. Foi inaugurada no dia 6 de janeiro e funciona nas instalações do Antigo Jardim de Infância de Alcanede.
  • Com um leque diversificado de atividades e disciplinas, abrangendo áreas como Humanidades, Saúde e Bem-Estar, Artes e Expressão Corporal e Tecnologias, a Universidade oferece atividades para todos. Entre as disciplinas disponíveis destacam-se Psicologia Positiva, Teatro, Pintura, Informática, Manualidades, Da Horta à Mesa, Coro e Cavaquinhos, conduzidas por professores qualificados e dedicados a partilhar conhecimentos de forma dinâmica e pedagógica.
  • Esta instituição é muito mais do que uma simples escola, é um espaço acolhedor e inovador, cuidadosamente preparado para fomentar o convívio e a aprendizagem. As instalações incluem duas salas de aulas, uma sala polivalente, uma cozinha, uma sala de convívio, um alpendre e um jardim recentemente remodelados para proporcionar momentos de lazer e conexão.
  • As aulas iniciam decorrem de segunda a sexta, entre as 10h00 e as 18h30. Ao longo do ano letivo, são desenvolvidos passeios, palestras, encontros interculturais e intergeracionais com o objetivo de enriquecer a aprendizagem em grupo e dar mais vida à comunidade e à região.
  • As inscrições estão abertas para pessoas com mais de 50 anos. Os interessados devem se deslocar até à secretaria do Lar da Misericórdia de Alcanede ou às instalações da Universidade, das 10h00 às 17h00, sendo obrigatório a apresentação do cartão de cidadão e o preenchimento de uma ficha de inscrição e a declaração de dados entregues no ato da inscrição.
  • Este projeto é organizado e gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, em parceria com a Junta de Freguesia de Alcanede e a Câmara Municipal de Santarém.