
Brasão da Misericórdia
O atual brasão da Misericórdia de Alcanede (desenhado no início dos anos 2000 pelo Coronel Arnaldo Souto Pires) é composto por:
Armas: escudo azul, um pelicano de prata ferido de vermelho, alimentando com o próprio sangue as crias no seu ninho e uma coroa floral de Nª Sra. da Misericórdia, de ouro, forrada de vermelho. Como suportes: um ramo de hera, de verde na dextra, floreado de vermelho, e um ramo de oliveira, de verde, frutado da mesma cor na sinistra. Listel de branco, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas de estilo elzevir, a designação “Misericórdia de Alcanede”
Simbologia e alusão das peças: o pelicano – inspirado na ave que ornamenta a frontaria da Igreja da Misericórdia de Alcanede – simboliza o amor com que são recebidos e tratados todos os que procuram abrigo a apoio na Instituição.
A coroa de Nª Sra. da Misericórdia representa a padroeira de todas as Misericórdias. A hera simboliza a persistência e a dedicação permanente de todos aqueles que servem a Instituição e o ramo de oliveira a paz usufruída pelos utentes com as obras da Misericórdia.
Os esmaltes significam: ouro, a perseverança, fé e felicidade no procedimento; a prata, a humildade dos que garantem a esperança de satisfazer e o azul, a riqueza gerada no bem servir.