Brasão da Misericórdia

O atual brasão da Misericórdia de Alcanede (desenhado no início dos anos 2000 pelo Coronel Arnaldo Souto Pires) é composto por:

Armas: escudo azul, um pelicano de prata ferido de vermelho, alimentando com o próprio sangue as crias no seu ninho e uma coroa floral de Nª Sra. da Misericórdia, de ouro, forrada de vermelho. Como suportes: um ramo de hera, de verde na dextra, floreado de vermelho, e um ramo de oliveira, de verde, frutado da mesma cor na sinistra. Listel de branco, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas de estilo elzevir, a designação “Misericórdia de Alcanede”

Simbologia e alusão das peças: o pelicano – inspirado na ave que ornamenta a frontaria da Igreja da Misericórdia de Alcanede – simboliza o amor com que são recebidos e tratados todos os que procuram abrigo a apoio na Instituição.

 A coroa de Nª Sra. da Misericórdia representa a padroeira de todas as Misericórdias. A hera simboliza a persistência e a dedicação permanente de todos aqueles que servem a Instituição e o ramo de oliveira a paz usufruída pelos utentes com as obras da Misericórdia.

Os esmaltes significam: ouro, a perseverança, fé e felicidade no procedimento; a prata, a humildade dos que garantem a esperança de satisfazer e o azul, a riqueza gerada no bem servir.

Bandeira

É o símbolo representativo da nossa Santa Casa, com presença nas cerimónias públicas em que participamos.

3.4 Bandeira

 

A Bandeira original da Misericórdia de Alcanede, denominada Bandeira Real – precedia por regra, o cortejo dos irmãos em cerimónias institucionais e religiosas. Ainda hoje sai na Procissão da Semana Santa.

É datável do séc. XVII, sendo composta por dois painéis pintados sobre tela, com moldura de madeira e representação em ambas as faces.

 

No anverso está representada a nossa Padroeira: Nossa Senhora da Misericórdia.

Varas de Mesários

Varas da Mesa Administrativa, entregues simbolicamente, no momento da tomada de posse, ao(à) Provedor(a) e aos restantes membros eleitos para a Mesa Administrativa.

Opas da Irmandade

Os trajes usados pelos Irmãos da Misericórdia de Alcanede, durante as cerimónias publicas

Hino da Misericórdia de Alcanede

Escrito no início dos anos 2000 (autoria da letra, Dra. Ivone Duarte Carrolo, transcrição musical de Daniel Frazão) o Hino da SCMA foi interpretado na Festa da Visitação, a 31 de maio de 2020.
Veja e oiça aqui o registo (Interpretação Ensemble Sociedade Filarmónica Alcanedense, sob a Direção Artística de Daniel Frazão e Voz de Celina Antunes)
Faça download do Hino da SCMA